-
Arquitetos: MAT Office
- Área: 3000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Weiqi Jin, Arch-Exist
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta "comunidade mista" está localizada na Vila Gaoshan, Distrito de Wenjiang, Chengdu. O local era originalmente um complexo do comitê da cidade, que estava vago devido à fusão de centros administrativos. A administração municipal espera revitalizar esse complexo e criar uma base de pesquisa de exposições agrícolas, proporcionando oportunidades para que os jovens voltem às suas cidades natais para iniciar negócios, e ao mesmo tempo servir como um local cultural e de lazer para as comunidades suburbanas circundantes.
Localidade em Crescimento
Originalmente, havia um prédio de escritórios de dois andares no pátio, várias árvores altas ao sul e uma floresta de bambu no lado oeste. Para se adequar ao ambiente rural, adotamos o conceito de assentamentos em pequena escala para formar uma nova comunidade de edificações no pátio, conectando umas às outras e evitando árvores, como se a arquitetura tivesse crescido a partir dos volumes originais e da floresta de bambu.
Unidades e Estruturas
O novo volume utiliza um módulo de 6x6 metros para construir as unidades. Os módulos quadrados pequenos se estendem da casa original e são conectados em grupos, rotacionados em direções diferentes. A planta aberta é controlada por dois conjuntos de malha ortogonal com um ângulo de cerca de 60 graus. Para ocultar a estrutura e simplificar o espaço interno, utilizamos um grande número de pilares especiais que conectam paredes e vigas de 200 mm de espessura, e usamos paredes de cisalhamento de plano triangular nos vazios e pátios para estabilidade estrutural. Quatro conjuntos de paredes de concreto triangulares e as colunas especiais que os cercam formam um sistema estrutural completo que traz uma variedade de formas espaciais, gerando um espaço aberto em vários níveis, com fronteiras esfumaçadas entre interior e exterior.
Materiais e Atmosfera
Como a "comunidade mista" possui funções para diferentes grupos de pessoas, a linguagem material e a tonalidade espacial de cada ambiente também são diferentes. A sala de exposições, café, pequena biblioteca e outras atividades públicas e funções culturais utilizam muitas telhas de madeira e janelas de bambu, feitas no local por carpinteiros, sobre o fundo de paredes de concreto; o terraço ao ar livre da parte renovada utiliza peças de bambu como proteção solar e divisória; o novo alojamento nos fundos é formado por um grupo de chalés brancos com pátios; esses materiais locais trazem uma experiência calorosa e familiar, e sua atmosfera selvagem também se encaixa no ambiente suburbano onde o projeto está localizado. Utilizamos placas e grelhas de aço nas escadas internas, passarelas aéreas e terraço, esperando criar uma característica espacial leve e simples através do uso desses materiais metálicos, combinados com um grande número de paredes e lajes de concreto aparente no espaço interior.
Comunidade e Operação
O projeto finalmente formou uma comunidade rural mista que integra funções de acomodação, exposição, estudo, teatro, café e lazer, e espera explorar a possibilidade de um novo tipo de edifício público rural. "Garlic Coffee" é a primeira marca incubada neste projeto. A operação contínua de atividades também atraiu muitos jovens universitários a voltarem para casa durante as férias para participar de atividades locais. A equipe de operação espera que esse modelo possa fomentar um efeito muito positivo.
A árvore de plátano original passa pelo topo da cafeteria, formando uma adorável "casa na árvore"; tendas são montadas na ampla plataforma do segundo nível; mesas de chá e mahjong são montadas na casa de vidro na floresta de bambu; crianças correm felizes por todo o lado, dentro e fora do quintal. A construção e o uso são estritamente controlados e informais. Olhando ao redor no pátio, as diferentes linguagens materiais do concreto, bambu, telhas de madeira e paredes brancas se chocam e se misturam, o que também representa a atmosfera animada desta comunidade rural. Quando visitado no verão, após mais de meio ano de uso, as plantas dentro e fora do quintal estavam balançando e exuberantes, como se algo tivesse crescido no local e na arquitetura cheia de vitalidade.